img-feed img-feed-email

Ajude a CAB DOANDO AQUI - Doe com o cartão de crédito/boleto/transferência bancária

A REGIONALIZAÇÃO E CIB-REGIONAL DE CAMOCIM

Hoje não existe um colegiado específico para as questões de regionalização, como o Colegiado de Gestão Regional – CGR. A regionalização é discutida e planejada através das reuniões da CIB- Microrregional. A CIB-MR além dessa função constitui foro permanente de discussão e negociação a nível regional das questões operacionais do SUS. Resumindo, não há CGR, a regionalização é discutida pela CIB-MR, que possui outras funções além da regionalização e a meu ver é deficiente por não focar nesta ação.
A CIB-MR é composta por 04 representantes da secretaria estadual e os secretários municipais da região. A Presidência da CIB-MR é exercida pela Coordenadora Regional de Saúde e a Vice-Presidência é exercida pela a Vice-Presidente Regional do COSSEMS; Maria Ione de Sousa e Iracema Gonçalves Araújo, respectivamente. Os representantes da Secretaria da Saúde do Estado são: Maria das Graças Dias Carneiro, Maria Goreti Viana e José Maria de Oliveira. Os representantes dos Municípios são os secretários: Jander Beviláqua Dias Filho (Granja), Francisco Fontenele Júnior (Martinópole), Antonio de Lisboa Rocha (Barroquinha) e Zenaide Braga Nogueira Miranda (Chaval).
As reuniões são realizadas mensalmente e as decisões são por consenso, sendo que as divergências devem ser encaminhadas para a CIB estadual. As reuniões se realizarão com quorum mínimo da metade mais um dos membros efetivos da CIB-MR, sendo que pelo o regimento a tolerância é de 30 minutos a partir do horário marcado, mas na prática essa tolerância é bem mais generosa.
Na sequência da reunião acontece: apresentação dos temas em pauta, com verificação, leitura, discussão e pactuação para elaboração dos relatórios de instruções e pareceres, resoluções e recomendações.
Em geral a participação tem alguns problemas, cabe consciência por parte dos secretários da gestão solidária. Observa-se que existe abstinência nos casos onde não há interesse direto do gestor municipal, principalmente quando as pautas não condizem assuntos do seu município. Mas como cada mudança é gradual, percebe-se que está acontecendo uma diferença de postura, já que os próprios secretários se comunicam para cooperação mútua. Ainda tem muito que mudar, mas aos poucos essa mudança está acontecendo.

Seguidores

Visitantes

Arquivo

Posts Recentes

Total de visualizações de página

 
▲ TOPO ▲