img-feed img-feed-email

Ajude a CAB DOANDO AQUI - Doe com o cartão de crédito/boleto/transferência bancária

Belém-AL dá exemplo de redução da mortalidade infantil

Como parte integrante das ações da luta travada pelo governo de Alagoas para reduzir, ainda mais, a mortalidade infantil, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) capacitou, nesta segunda-feira (14), coordenadores da atenção básica de 24 municípios alagoanos.

O treinamento, que aconteceu no auditório do Maceió Mar Hotel, teve como foco a Vigilância de Óbitos Materna, Infantil, Fetal e por Causa Mal Definida, para que os profissionais da Estratégia Saúde da Família possam trabalhar no sentido de evitar a sub-notificação dos óbitos.

Para que isso aconteça, é necessário um trabalho integrado dos profissionais de atenção básica, segundo informou a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Sandra Canuto. De acordo com ela, para combater a mortalidade infantil se faz necessário "avaliar o que está acontecendo no município, traçar o perfil epidemiológico e montar uma estratégia para sanar o problema", salientou.

Estratégia que vem sendo seguida pela Coordenação de Atenção Básica do município de Belém, que possui população estimada em quase 6 mil habitantes, e que foi um dos destaques durante a capacitação. Sandra Canuto informou que desde 2007 a cidade não registrou nenhum óbito materno, nem infantil e tornou-se referência entre àqueles que integram a região Agreste de Alagoas.

Para conseguir este feito, a coordenadora de Atenção Básica de Belém, Juliana Brandão, destacou que foi fundamental cobrir o município com 100% do PSF. "Nosso município é muito pequeno e graças a cobertura de 100% do PSF estamos conseguindo notificar todos os problemas que ocorrem e saná-los antes que as crianças venham a óbito", revelou, ao informar que o Programa do Pré-Natal tem cobertura superior a 90%, demonstrando que esta tem sido uma das estratégias para reduzir a mortalidade materno-infantil.



Fonte: www.primeiraedicao.com.br

Seguidores

Visitantes

Arquivo

Posts Recentes

Total de visualizações de página

 
▲ TOPO ▲