img-feed img-feed-email

Ajude a CAB DOANDO AQUI - Doe com o cartão de crédito/boleto/transferência bancária

ESTUDO ASSOCIA AMBIENTE DE TRABALHO HOSTIL, ESTRESSE E OBESIDADE

Um novo estudo faz um recorte do típico ambiente de trabalho e observa como o estresse laboral e a falta de atividade física constante estão associados ao declínio do bem-estar e ao sobrepeso.



Além disso, os pesquisadores também observaram que uma dieta rica em frutas e vegetais pouco contribuiu para o alívio do estresse laboral crônico e o excesso de peso entre os trabalhadores – na maioria das vezes, sedentários. Aqueles que se engajavam em uma rotina de atividades físicas, entretanto, eram os mais saudáveis e tinham poucos problemas com o peso.
O estudo, feito pela Universidade de Rochester, EUA, acompanhou mais de 2,7 mil trabalhadores, sendo que a maioria das reclamações era pela falta de controle sobre o próprio trabalho e as grandes cargas horárias.
Diana Fernandez, autora do estudo publicado no periódico Journal of Occupational and Environmental Medicine, diz que os resultados do estudo indicam a associação da pressão no trabalho com doenças cardiovasculares, síndrome metabólica, depressão, sentimento de canseira, ansiedade e desequilíbrios no ganho de peso.
“Seria importante que as empresas desenvolvessem estratégias para promover ideias sobre boa alimentação, métodos para organizar o tempo e mesmo oportunidades de atividades físicas que poderiam ser feitas durante o horário de trabalho sem acarretar punições aos empregados”, explica a pesquisadora.
Condições estressantes de trabalho impactam na saúde diretamente e indiretamente. Diretamente o estresse pode afetar o sistema neuroendócrino – formado pelo sistema nervoso e o conjunto de glândulas endócrinas, responsável pela produção e regulação dos hormônios no corpo – o que contribui para a gordura abdominal, por exemplo, e pode diminuir a produção de hormônios sexuais, o que também leva ao sobrepeso. A ação indireta do estresse está ligada ao consumo excessivo de alimentos calóricos e falta de motivação para atividades físicas
Os pesquisadores sugerem que as empresas reorganizem os locais de trabalho e promovam o bem-estar, não somente oferecendo indicações para uma vida saudável, mas reestruturando as organizações, minimizando o ambiente de estresse para todos. Isso, do ponto de vista prático, poderia resultar em ganhos econômicos e maior rentabilidade dos trabalhadores, além de menor rotatividade nos postos de trabalho e consequente perda de capital intelectual.
Fonte: UOL

Seguidores

Visitantes

Arquivo

Posts Recentes

Total de visualizações de página

 
▲ TOPO ▲