img-feed img-feed-email

Ajude a CAB DOANDO AQUI - Doe com o cartão de crédito/boleto/transferência bancária

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE SAZONAL PARA O IDOSO

O Ministério da Saúde realizará a 12ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, no período de 24 de abril a 7 de maio de 2010, nas Regiões Norte e Sul , tendo 24 de abril como o dia de mobilização, e no período de 8 de maio a 21 de maio, nas Regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste tendo 8 de maio como o dia de mobilização.
Problemas na entrega das doses de vacina contra a gripe comum, produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, obrigaram o Ministério da Saúde a alterar o calendário da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Questões logísticas, no Norte; e epidemiológicas, no Sul; reforçaram a necessidade de manter a data de vacinação dos idosos nessas duas regiões. A alteração não trará qualquer prejuízo à saúde dessa população. Esta Campanha visa contribuir para a redução da morbimortalidade por influenza e suas complicações, na faixa etária de 60 anos e mais. Na ocasião, serão vacinadas 15.542.469 de pessoas nesta faixa etária. Para apoiar a operacionalização o Ministério da Saúde está investindo um total de R$ 122.657.285,30.
A continuidade desta ação concretiza mais um compromisso do governo brasileiro em consonância com os preceitos do Sistema Único de Saúde – SUS, atendendo assim os princípios da universalidade, a integralidade e a equidade da atenção à saúde na área de imunizações.
As Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde desempenham o papel fundamental nesta ação, e para a consecução deste objetivo tem-se o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS, das sociedades científicas e da aliança com a sociedade civil que se renova a cada ano. Destaca-se também, a participação de outros setores do Ministério da Saúde, como a Coordenação de Assistência à Saúde do Idoso.
O fato da população com idade acima de 60 anos apresentar maior risco de adoecer e morrer, em decorrência de algumas doenças imunopreveníveis tais como a gripe e a pneumonia, fundamenta a realização desta Campanha de vacinação desde o ano de 1999.
A vacinação que ocorre anualmente, em forma de campanha com duração de duas a quatro semanas, entre os meses de abril e maio, constitui um dos meios de prevenir a gripe e as suas complicações, além de apresentar um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.
No ano 2010, além da vacina contra a influenza sazonal que os idosos recebem na Campanha de Vacinação que ocorre anualmente, o idoso ≥ 60 anos de idade que apresentar alguma comorbidade também irá receber a vacina contra a influenza pandêmica (H1N1) 2009.
Fonte: Ministério da Saúde

Seguidores

Visitantes

Arquivo

Posts Recentes

Total de visualizações de página

 
▲ TOPO ▲